14 abril 2014
14 abril 2014,
 0
Pesquisa aponta que as pessoas não se importam com a falta de segurança, sendo que muitas confiam apenas em seu antivírus como única forma de proteção.

57463912314181446-t640

Semana passada a Microsoft encerrou o suporte oficial para o Windows XP, de modo que novas atualizações de segurança não serão mais lançadas para o sistema operacional que ainda é utilizado por milhões de pessoas.

Com isso, diversas companhias começaram a realizar pesquisas para verificar se as pessoas estão planejando trocar de sistema ou se vão continuar com o bom e velho XP. A Avast foi uma dessas empresas que obteve resultados surpreendentes ao consultar os usuários de seus produtos.

Segundo o relatório divulgado hoje no blog oficial do Avast, 23,6% dos mais de 200 milhões de usuários do antivírus Avast! ainda estão usando o Windows XP, sendo que no último mês apenas 2% desse total resolveu abandonar o sistema e partir para uma nova versão do software da Microsoft.

Resultados surpreendentes

O pessoal da Avast relatou que fez uma pesquisa alguns dias antes do termino do suporte do Windows XP para averiguar o que as pessoas pretendiam fazer com quando o sistema não fosse mais receber atualizações.

O primeiro dado obtido no questionário é de que quase 21% dos usuários do Windows XP não estavam cientes de que o suporte acabaria — mesmo com todo o burburinho da mídia especializada. O dado mais relevante, contudo, mostra que apenas 15% das pessoas estão dispostas a migrar para um novo sistema.

5746391231418158-t640

Por fim, outro dado interessante mostra que somente 5% dos usuários do Windows XP pretendem comprar um novo computador (e, consequentemente, adotar um novo sistema). A grande maioria das pessoas entrevistadas diz que vai confiar no Avast! para proteger suas máquinas. Você ainda está no Windows XP? Pretende trocar o sistema em breve?

Fonte: Avast